A arte do Desenho, da Observação e Objetificação de Florian Raiss
Florian Raiss - Foto: Bruno Poletti/Folhapress
Nascido em 1955 no Rio de Janeiro, Florian Raiss foi um artista plástico brasileiro que fez sua carreira principalmente no desenho, na pintura e na escultura e que começou na arte ainda muito cedo. Logo aos 12 anos de idade já pintava seus primeiros quadros e o seu gosto pelo meio artístico, segundo ele, foi oriundo do ambiente familiar em que cresceu.
Com pais alemães, morou na Europa durante muito tempo e estudou arte na Alemanha e na Itália. Na Academia de Belas Artes de Roma conheceu mexicanos que o influenciaram a conhecer o México e lá, assim como nos países da Europa nos quais morou, Raiss também estudou arte sem fazer questão de ter formação em nenhuma escola.
Influenciado mais por artistas e menos por escolas, Florian não teve um histórico de aluno em escolas de artes plásticas por considerar que tais cursos não formariam um artista, mas alguém que ensina e analisa arte. Seguindo o mesmo caminho, adotou assumidamente Picasso como uma influência para suas obras e durante toda sua carreira foi naturalmente e essencialmente um desenhista, com as obras ligadas principalmente aos traços e às linhas.
A escultura e o tornar real
Mais tarde a escultura foi introduzida nas técnicas e em seu repertorio, também com a influência do desenho. Com elas Raiss considerou que poderia fazer real aquilo que desenhava. Em suas obras eram constantes as figuras interessantes e extremamente curiosas, sempre puxadas para o lado figurativo e representativo, ricas em ideias e em pensamento, algumas vezes ligadas ao erotismo, outras com um lado possivelmente mitológico com homens de 4 patas e homens-sereias.
Florian Raiss - Quadrúpede Sem Flor
Assim como Picasso, a arte Greco-Romana também é uma influência assumida na arte de Raiss, principalmente nos rostos, que Raiss considera a forma mais complexa de se representar e desenhar. Com o tempo e o gosto de observar os diversos formatos e expressões que as pessoas fazem em seu cotidiano, Raiss aprimorou-se em técnica e estilo.
Florian Raiss - Sem Título
O talentoso olhar artístico
A observação talvez tenha sido uma das grandes características que Florian Raiss colocou em suas obras. Tal qual o gosto pela arte, o hábito de observar veio de seus primeiros passos em um ambiente familiar com pais que eram admiradores e colecionadores de arte. Durante sua estadia no México, onde Raiss considera que houve a maior ruptura de seu trabalho, foi influenciado pelo professor mais importante que teve durante seus cursos de arte e com ele também aprimorou-se na “arte de observar”.
As exposições e o reconhecimento
Por sua familiaridade com o Europeu, expôs muitas vezes no velho continente e teve sua obra reconhecida nos mais diversos países. Além da Itália e da Alemanha onde morou, teve muito reconhecimento em Portugal e realizou exposições coletivas na Venezuela, na Holanda e nos Estados Unidos.