A carreira, o talento e as fotos de Carlos Vergara
Carlos Vergara
Gaúcho de Santa Maria, Carlos Vergara nasceu em 1941 e foi um dos grandes artistas plásticos da história da arte brasileira, ligado principalmente à pintura, à gravura e à fotografia. Toda sua relação com a arte começa com trabalhos artesanais, produzindo cerâmicas e jóias após a sua ida para o Rio de Janeiro no início da década de 1950.
Daí já é possível afirmar que sua carreira começou como uma avalanche. Suas primeiras produções artísticas com a cerâmica e com as joias já foram expostas em 1963 na 7ª Bienal Internacional de São Paulo. No mesmo ano, decide dar os primeiros passos no aprendizado técnico e teórico para o andamento de sua carreira artística, dessa vez, além do artesanato, inserindo o lápis e o pincel através de um curso com o também artista Iberê Camargo.
A partir do primeiro curso Vergara já começa a produzir suas primeiras pinturas figurativas, caracterizadas por um estilo próprio, já com uma personalidade aparente em suas pinceladas características e marcadas nas telas, levando o figurativo ao caricato, algo próximo ao que era visto no movimento expressionista.
Carlos Vergara - Traço Pop da nova figuração
Da adolescência à maturidade de sua carreira
Com o passar dos anos é possível perceber que a arte de Vergara inicia um caminho do expressionismo ao PopArt. Ele começa a produção de murais e diversifica a utilização de materiais e de linguagens em suas manifestações artísticas. Além disso, começa a utilizar tintas naturais em suas telas.
Carlos Vergara - Auto-Retrato com Índios Carajás
A medida que seu repertório artístico e de materiais aumentava, ficava mais nítido que suas inspirações vinham de locais, culturas e identidades locais e brasileiras, tanto dentro de suas cores, que muitas vezes faziam referência a nossa bandeira, como às cores presentes em nosso dia a dia e em nossas paisagens. A partir daí se pode perceber um trabalho mais conceitual e mais liberto de entendimentos e aplicações já vistos naquele momento da história da arte brasileira, principalmente dos movimentos construtivos que abrangiam grande parte dos artistas brasileiros na época.
Carlos Vergara - Duas Figuras
A Fotografia de Carlos Vergara
Carlos começa seus trabalhos fotográficos no início da década de 1970. A princípio, sua ideia era sair do ambiente calmo e tranquilo do seu ateliê e caminhar para as ruas, sentir e observar como era o dia a dia das pessoas, o que depois se transformou em seu foco até o final de 80.
Já no início dos trabalhos era possível perceber seu talento e dom natural para a produção e, durante esse período, paira em fotos jornalísticas de movimentos culturais e populares, o que é possível observar em uma de suas capturas no carnaval de 1972, quando retrata três jovens negros durante a ditadura militar nas ruas do Rio.
Carlos Vergara - Bloco de Carnaval Cacique de Ramos
Aos 80 anos, Carlos Vergara está no período final de sua carreira mas continua produzindo, expondo e vivendo intensamente.