Amilcar de Castro: a história e as obras do artista brasileiro

quinta-feira, 31 de outubro de 2024 19:48:02 America/Sao_Paulo

Amilcar de Castro

Amilcar de Castro

O artista brasileiro e mineiro Amilcar de Castro é um dos grandes nomes da escultura na história da arte do Brasil. 

O Advogado Amilcar de Castro

Filho de um juiz, Amilcar deu seus primeiros passos profissionais seguindo os passos de seu pai. A vivência de sua infância e adolescência, o fez admirar o caminho do seu progenitor o que o instigou a iniciar o curso de Direito no qual se formou. Assim se deu o início de sua vida profissional, como advogado, porém, não se adaptou a profissão, Amilcar de Castro se viu com pouca paciência pela advocacia e decidiu reavaliar seu caminho profissional.

 

Amilcar de Castro 4  - Litografia

Amilcar de Castro 4  - Litografia 

 

Seu caminho na arte é iniciado através dos ensinamentos de Alberto Da Veiga Guignard com quem Amilcar aprendeu a desenhar ainda durante o curso de Direito. Esse fato é extremamente curioso para os críticos de arte, já que Guignard trouxe para a história da arte obras com teor muito mais realista, com traços bem mais leves e delicados, Amilcar, com o passar do anos, apresentou algo muito mais pesado, abstrato, com formas e traços marcados e rústicos.

Eles, portanto, ficaram muito mais próximos na ideologia, na forma de pensar e no perfeccionismo de seus trabalhos do que na semelhança de suas obras.

 

As obras e vasto repertório de Amilcar de Castro

Apesar de deixar sua formação acadêmica de lado, para ele, a justiça não foi esquecida completamente, já que considerava a arte uma demonstração de justiça, sem ela não haveria arte. Por isso, o que é mais nítido no seu modo de viver e que automaticamente é refletido em suas obras, a forma direta de pensar, falar, se manifestar, agir e de sentimento que suas obras trazem.

Um dos trabalhos mais interessantes de Amilcar de Castro foi a construção da identidade e da diagramação do Jornal do Brasil. Instigado pela mandatária do jornal, Amilcar idealizou um projeto a frente de seu tempo, trazendo mais leveza, fluidez e ao mesmo tempo seriedade para o periódico.

 

Gravura e Escultura de Amilcar de Castro

Gravura e Escultura de Amilcar de Castro

Amilcar de Castro também foi um dos participantes do Manifesto Neoconcreto que, segundo ele, funcionou muito mais para entender e tornar mais claras as obras de arte brasileiras. De opinião forte, o Manifesto Neoconcreto teve muito mais importância que a Semana de Arte Moderna de São Paulo.

 

O Desenhista Amilcar de Castro

Amílcar se considerava um desenhista por essência. Para ele, o pintor observa e traduz o mundo pela cor, já ele, organiza suas obras pela linha e pela forma, por isso se auto declarava um desenhista,  um gráfico, um construtor de ideias através da junção desses elementos.

Suas obras podem ser observadas como extremamente organizadas e sensíveis, algo que, segundo seu olhar crítico, faltou no dia a dia dos brasileiros, principalmente para quem comandava o nosso país. Amilcar considerava o Brasil como um país que, com o passar do tempo, foi sendo jogado fora, um local cheio de riquezas, mas que não foi observado com inteligência para que fosse “bem aproveitado”.

Exposição "Matéria e Luz" de Amilcar de Castro em Minas Gerais
Exposição "Matéria e Luz" com Esculturas e Gravuras de Amilcar de Castro em Minas Gerais

O Escultor Amilcar de Castro

Em 1953, na Bienal de São Paulo, Amilcar de Castro apresentou a primeira de uma que seria uma de suas maiores marcas na arte, as Esculturas Dobradas. Após isso, apresentou uma série de esculturas que davam sequência à apresentada na Bienal.

As suas esculturas também trazem o seu gosto pelo trabalho com o metal, que para ele “eram doces”, algo fácil de trabalhar, sem mistério. Esse gosto pelo ferro também traduz um pouco mais de sua personalidade direta. Talvez, o ferro seja um dos materiais mais simples e comuns, todos já viram, todos tem algo produzido através dele, todos conhecem sua textura e o que sentem ao tocar.

 

Esculturas em ferro de Amilcar de Castro

Esculturas em ferro de Amilcar de Castro

 

Com várias obras ao ar livre, Amilcar de Castro considera que a ferrugem e o desgaste do ferro fazem parte da sua idealização da obra e mantê-los por lá faz parte de sua vontade. Algo como a utilização da tinta que interromperia a ação do tempo, não é algo que o interessa, pelo contrário, ver o tempo agir sobre sobre suas esculturas era o desejado.

Ao final de sua carreira, as obras grandiosas deram lugar ao pequeno, produzindo uma série de jóias baseadas em suas esculturas.

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