Amilcar de Castro: gravuras irrefreadas e aventureiras

quarta-feira, 26 de junho de 2024 12:37:00 America/Sao_Paulo

É um nome forte do concretismo, neo concretismo, esculturas figurativas, corte e dobra, abstração, rigor matemático, formas puras e da geometria maleável. Neste artigo conhecerá mais sobre as gravuras de Amilcar de Castro.

Ganhou grande reconhecimento com suas esculturas em ferro partindo de um plano de formas geométricas em que são cortadas e dobradas dando um senso de novas perspectivas. Não usava solda e suas peças tinham um aspecto inteiro.

O resultado são criações tridimensionais com diálogo com espaço e natureza com integração. A partir dos anos 90 passou a fazer litografias com características de rastros de pinceladas.

Gravuras de Amilcar de Castro

Todo sábado Amilcar de Castro se dedicava a litografias de uma forma não rigorosa. O fundamento começava pelo desenho em pedra para impressão.

Sua criatividade aflorava, mas com sua assinatura visual das formas geométricas, mas sem o rigor matemático. Fazendo o desenho sem plano apenas procurando organizar o espaço deixando cada gravura de Amicar de Castro única, com grande expressão e liberdade artística.

Intuitivo e aventureiro

Usando um tema livre, Amilcar de Castro era intuitivo e aventureiro criando os desenhos fazendo experimentações variadas para suas gravuras.

Os resultados eram formas subjetivas, experimentativas com trajetórias independentes e irrefreadas. Segundo contou ao final da década de 90, às vezes, começava um desenho com a mão esquerda se provocando e desenrolando depois de acordo com sua vontade.

Associações automáticas e incoscientes

A arte abstrata era quase como uma caligrafia com articulações por associações automáticas e inconscientes.

Subjetividade

Com capacidade de articulação livre e inesperada com significados para serem descobertos depois com subjetividade ao seu máximo, mas sem ser surrealista ou expressionista, coisa que Amilcar rejeitava.

Cores pretas, uso negativo e cores preenchendo espaços

Seu uso é construtivista livre sobre plano e corte. Usando sempre cores pretas com pinceladas grossas usando o papel como tema com estética opaca e desenho negativo com uso de cores estratégicas ocupando espaços com formas geométricas, mas sem representatividade.

Recortes tensionados

Usando cores primárias nas suas litografias em meio ao preto como amarelo, vermelho, azul como prata, dourado e verde com efeito de recorte.

Além de preencher os vazios estabelecem tensões. No entanto, as formas básicas são feitas em preto sendo a cor inicial e estrutural.

A tensão com superposições de planos criam uma ressonância luminosa com proximidade ilusória sem interação de campos de cor, mas destacando o negativo e positivo usada como recurso.

O que é litografia

A litografia é um processo de impressão usando repulsão de óleo e água após fazer marcações de desenho em pedra.

Amilcar de Castro é um dos grandes nomes das artes plásticas nacionais para compor coleções de arte reconhecido como um dos maiores do Brasil, mestre do corte e da dobra com suas esculturas e com grande acervo de gravuras e pinturas com grande valor de mercado.