Antonio Poteiro: vida e obra do artista da cerâmica

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 21:28:41 America/Sao_Paulo

Antonio Poteiro, suas cerâmicas a obras vibrantes

Antonio Poteiro, suas cerâmicas a obras vibrantes

Antonio Poteiro ousou em sua arte, que muitos dizem não se prender a estilos, mas sim à experimentação. 

Com pinturas, gravuras e cerâmicas, expressava uma combinação única de estilo, contexto social e sensibilidade estética.

E se estamos falando de um artista autêntico, já imaginamos que há muitas histórias interessantes sobre ele, não é?! Então, neste artigo, vamos explorar sua jornada e sua arte.

A Carreira de Antonio Poteiro

Antônio Batista de Souza nasceu em 1925, em Portugal, e em 1926 mudou-se com sua família para o Brasil, estabelecendo-se no Triângulo Mineiro. 

Vindo de uma linhagem de artesãos, perdeu a mãe aos 8 anos, saiu da casa do pai aos 16 e morou em diversas cidades até fixar residência em Goiânia (GO). 

Antes de se dedicar à arte, exerceu diferentes ofícios, como cisterneiro, padeiro, cozinheiro e faxineiro, até que o barro cruzou seu caminho e revelou sua verdadeira vocação.

Foi nesse momento que seu talento começou a emergir naturalmente, e assim surgiu o apelido “Antônio Poteiro”. 

Autodidata, aprimorou suas habilidades na produção de cerâmica utilitária, aprendendo sobre materiais e técnicas que, mais tarde, incorporaria em suas esculturas.

Antonio Poteiro

Antonio Poteiro

Quando conheceu a pesquisadora Regina Lacerda, recebeu um incentivo para assinar suas obras, e ela adquiriu algumas para coleções de museus. 

E aí, foi quando tudo começou e seu trabalho ganhou visibilidade.

Na década de 1970, seu percurso artístico tomou um novo rumo ao conhecer Siron Franco e Cleber Gouvêa, que o encorajaram a explorar a pintura. A partir daí, seu talento ultrapassou fronteiras, conquistando reconhecimento em diversas regiões do Brasil. 

Sua arte passou por transformações, ganhou identidade própria e se consolidou como uma expressão única, e é sobre essa jornada que falaremos a seguir.

A estética da arte de Antonio Poteiro

Como mencionamos anteriormente, as obras de Antônio Poteiro eram consideradas diferentes dos padrões. 

Portanto, autodidata e dono de uma linguagem artística única, ele passou a ser considerado como um dos principais nomes da arte naïf: um estilo marcado pela criatividade espontânea, originalidade retratando temas como a cultura popular, natureza e identidade de forma singular.

Ou seja, tudo o que há na sua arte: tanto em suas cerâmicas, quanto em pinturas, e até mesmo nas gravuras de Antonio Poteiro o imaginário popular, a religiosidade e o dia a dia das pessoas são elementos centrais,sempre permeados por cores vibrantes e formas distorcidas. 

Antonio Poteiro - Serigrafia “Presépio”

Antonio Poteiro - Serigrafia “Presépio”

Assim, vemos retratos de festas, passagens bíblicas, cirandas, circos, jogos de futebol e animais representados de maneiras diversas. Outra característica marcante de sua produção é o uso de padrões repetitivos, figuras sobrepostas e a presença de personagens multiplicados em uma mesma composição.

Além disso, a sua arte carrega um forte aspecto narrativo, como se contasse histórias repletas de dramaticidade e riqueza de detalhes. 

Com essa abordagem única, Poteiro criou pinturas e cerâmicas autênticas, excêntricas e marcantes.

Antonio Poteiro - Serigrafia “Ciranda”

Antonio Poteiro - Serigrafia “Ciranda”

E por falar em suas cerâmicas, que tal explorarmos mais sobre elas no próximo capítulo?

As cerâmicas de Antonio Poteiro

Como em muitas de suas obras, a cerâmica de Poteiro também expressa o engajamento com questões sociais e políticas. 

Antonio Poteiro - Cerâmica “A mãe”

Antonio Poteiro - Cerâmica “A mãe”

As suas peças ilustram temas religiosos, como os santos, por exemplo, também a desigualdade social, a opressão e, claro, personagens do imaginário popular, como figuras mitológicas e folclóricas, que carregam consigo um simbolismo de resistência e força, muitas vezes associada à luta do povo brasileiro contra as adversidades, pois sempre há narrativa em suas obras.

As figuras humanas e animais ganham formas estilizadas e, muitas vezes, deformadas, criando um tipo de personagem que desafia as convenções do realismo, ao mesmo tempo em que comunica uma mensagem sobre a identidade e as influências culturais.

Vendo suas cerâmicas em vasos e esculturas, com muitas texturas e detalhes intrincados nas superfícies das peças cerâmicas, vemos um trabalho artesanal minucioso. E nele admiramos essa estética que dialoga com a tradição, mas ao mesmo tempo é inovadora. 

O objetivo de Poteiro era preservar e transmitir as tradições culturais, e ele atingiu plenamente essa meta. Suas cerâmicas são um reflexo dessa preservação, funcionando como uma memória coletiva que se insere de forma única no contexto da arte contemporânea.

Esculturas de Antonio Poteiro no Instituto Antonio Poteiro, em Aparecida de Goiânia

Esculturas de Antonio Poteiro no Instituto Antonio Poteiro, em Aparecida de Goiânia

Ou seja, sua arte é também sobre causar reflexão, provocando o espectador a pensar sobre a história e os valores da sociedade brasileira.

E é assim que temos um verdadeiro artista, cuja honra vai além do talento: ele deu voz ao que precisava ser dito, usando sua arte como um poderoso instrumento de expressão. Com isso, deixou uma trajetória inspiradora e um legado que serve de exemplo para todos.

O Legado de Antonio Poteiro

Antonio Poteiro, com sua estética única, é um nome de imensa relevância. Não apenas por ser um dos principais criadores da arte naïf brasileira, mas também pelo seu impacto enquanto artista, refletido nas belíssimas obras que admiramos. 

Sua arte permanece uma das expressões mais autênticas e poderosas da nossa cultura.

Por isso, o legado de Poteiro é indiscutivelmente duradouro, convidando-nos a refletir sobre o papel da arte em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Suas obras nos conectam com o cotidiano, com a história e com a essência da arte em sua forma mais genuína.

Antonio Poteiro - Serigrafia “Papagaios”

Antonio Poteiro - Serigrafia “Papagaios”

Se você é fã da arte de Antonio Poteiro, clique aqui e explore nosso acervo digital que há obras incríveis do artista.

Lá você também encontra trabalhos de outros artistas. Veja todos aqui!

Se você gosta de histórias sobre arte e artistas, nosso blog é o lugar perfeito para ótimas leituras cheias de conhecimento, dê uma conferida!

E, para ficar por dentro de todas as novidades da Galeria Livia Doblas, acompanhe nossas redes sociais!