As obras concretas, os fundos negros e a carreira de Lothar Charoux
Lothar Charoux
Pintor, ilustrador e professor, Lothar Charoux nasceu na Áustria em 5 de fevereiro de 1912 e veio ao Brasil quando tinha 16 anos de idade. Seus primeiros conhecimentos artísticos surgem antes de vir ao Brasil, quando estudou técnicas da arte com seu tio Siegfried Charoux, escultor austríaco e dois anos após chegar ao Brasil Lothar continua seus estudos no meio artístico.
Se fosse brasileiro, Lothar seria paulista e foi em São Paulo que ficou durante toda sua vida. Lá aprimorou seus aprendizados na arte no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, o LAOSP, local onde seria o responsável pelas aulas de desenho no futuro. No Liceu conhece Waldemar da Costa, artista plástico modernista do Pará que teve muito sucesso dentro e fora do Brasil e que foi responsável pelos seus aprendizados na técnica da pintura 12 anos depois de sua chegada.
O início da carreira e as influências
No início de seus trabalhos, principalmente pelo aprendizado com Waldemar da Costa e por sua influência direta sua obra é essencialmente figurativa, mas isso não seria algo que o acompanharia por muito tempo. Mesmo com tais influencias, as telas de Charoux traziam algo surrealista para o figurativo, ou seja, passavam um pouco do real e caminhavam para o que vai além dele.
Isso acontece até mais ou menos o ano de 1947, quando realizou sua primeira exposição individual na Galeria Itapetininga. No ano seguinte, Charoux já partiria para a fase mais característica de sua carreira com as obras construtivas.
Lothar Charoux – Refração
O Concretismo de Charoux
Para os críticos, a obra concreta de Charoux foi crucial para o movimento concretista do Grupo Ruptura, que atingiu seu ápice com sua participação e com suas obras que valorizavam os elementos do concretismo como a linha, as formas e o movimento. Além de Lothar, outros nomes foram fundamentais para o movimento como Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro.
Lothar Charoux – Série Branca
Outro ponto muito valorizado de suas obras foram a falta de temática. Isso mesmo: a falta. Enquanto muitos artistas do mesmo tom de Charoux empregavam temáticas ligadas ao cotidiano, às formas da natureza, às religiões e até mesmo episódios bíblicos, Lothar trazia aquilo que era essencialmente abstrato e, mesmo sem que fizesse referencia a outras questões, era facilmente considerado como algo genial pela crítica e pelo público.
Lothar Charoux – Composição
Os Fundos Negros
As telas com fundos negros de Lothar Charoux são comumente apresentadas quando alguém deseja mostrar algo característico do artista. Críticos consideram que elas exploravam a oposição das cores e valorizava a maneira antagônica pela qual tais elementos eram frequentemente tratados. Assim, além dos traços, dos elementos, da cor e da forma, Charoux valorizava algo que no meio concretista não podia ser muito valorizado: a luz.
Talvez o maior legado de Lothar Charoux para a arte tenha sido o uso de elementos não muito utilizados nos movimentos pelos quais passou. Charoux buscou inovar e trazer algo inusitado, assim como fez com a luz e a cor de suas obras de fundos negros. Lothar Charoux faleceu em São Paulo no ano de 1987.