Burle Marx: saiba mais sobre suas obras, pinturas e gravuras

segunda-feira, 22 de abril de 2024 10:41:07 America/Sao_Paulo

Pouca gente sabe, mas Roberto Burle Marx era multi-talentoso com habilidades artísticas diversas sendo artista plástico. Além de toda a beleza com a arquitetura e paisagismo, deixou obras, pinturas e gravuras. Saiba mais.

Burle Marx e suas pinturas

Estudou com Cândido Portinari em 1935 e Di Cavalcanti, frequentou a escola de Belas Artes e era um ótimo desenhista. Em suas obras usava de expressionismo para retratar a natureza tropical com uso de técnicas e uso de cores.

Versátil

Experimentou diversas técnicas indo desde litografia até pinturas. Durante a década de 30 se dedicou pintando natureza morta usando cubismo retratando cenas do cotidiano e pessoas do povo.

Usava geometria na construção de linhas retratando cidades. Também se dedicou aos desenhos em nanquim usando diversas tonalidades. Ainda trabalhou com desenhos em carvão, grafite, lápis, guache.

Nos seus trabalhos artísticos nota-se sua expertise botânica e jardinista usando a flora como motivo de suas expressões emocionais.

Segundo suas próprias explicações, a sua vida como artista plástico usou o jardim em desenhos e pinturas como sedimentação de circunstâncias.

Aplicando a natureza os fundamentos da composição usando sentimento estético da época e materiais menos convencionais.

Se inspirou na natureza, mas construía

Usava a topografia natural como superfície como composição e os elementos naturais como materiais. Mas, não se limitava a fazer sua arte apenas nascer da natureza, dominando a construção.

Meio de expressão aonde natureza é um pretexto

Suas pinturas, desenhos e gravuras são um meio de expressão dando continuidade ao amor pela natureza visto em seu trabalho com arquitetura e paisagismo, mas também pelas pessoas.

Transpor a realidade

Além disso, sua paixão por retratar as figuras do povo dão um toque pessoal com senso de representação dos problemas comuns de sua época transpondo a realidade.

Ele ordenava as cores e construía formas e ritmos usando-os como princípios de forma sensível e sofisticada. Um homem com princípios e detestava fórmulas.

Temas atuais

Os temas de Roberto Burle Marx nunca estiveram tão atuais com o mundo se preocupando com ecologia e natureza para alcançar sustentabilidade global. O artista valorizava a flora brasileira e as diversidades nativas mostrando a relação do homem com a natureza com humanidade.

Tenha em sua coleção de arte

Portanto, quem admira os trabalhos de Burle Marx na arquitetura e paisagismo deve conhecer também seu lado como artista plástico, podendo ter em sua coleção de arte valor adicionado de um nome importante do modernismo brasileiro e da pluralidade artística nacional.

Suas obras transportam para dentro de ambientes toda a beleza da natureza representada pelo artista Burle Marx de forma pictográfica, mas não só, já que ele tinha habilidades para retratar pessoas e cidades.