Alfredo Volpi: fachadas, madonas e bandeirinhas
Alfredo Volpi é um artista consagrado no Brasil por conta de técnica própria de pintura desenvolvida em sua jornada autodidata. Com pinceladas constantes leves e ritmadas, fabricação das próprias tintas usando pigmentos naturais a base de têmpera e de todos os elementos que usava, criou uma assinatura que não pode ser replicada. Suas obras são originais e únicas.
Genialidade, dedicação e originalidade
Para saber se uma obra é de Volpi, basta apenas olhar e reconhecer suas formas mais usadas, a maestria no uso de cores com rigor técnico e elaboração artesanal de todos os materiais, desde pigmentos, emulsificantes e telas.
Muita gente não sabe, mas ele fabricava suas telas em processo artesanal usando linho em suporte de madeira. Também usava outras bases.
Dominando as técnicas artísticas, bem como os materiais sob aspecto físico-químico. Suas obras em suportes têm muito mais camadas (chegavam a 7 ou 8) e demandava muito tempo de Volpi mostrando sua dedicação com a arte.
Com cores vibrantes e luminosidade, mas sem interferência da refração da luz davam como resultado um brilho fosco. Além disso, são muito mais resistentes a ação do tempo com conservação sem reações a atmosfera, se mantendo com aspecto novo como se Volpi tivesse recém-pintado a tela.
Desenhava as formas em grafite ou carvão em papel como parte do estudo. Depois riscava as telas com curvas a mão livre e uso de réguas ocasionais.
Alfredo Volpi: fachadas, madonas e bandeirinhas
Alfredo Volpi usava diferentes temas para composição de suas telas, mas se destacam as fachadas, madonas e bandeirinhas.
Fachadas de Alfredo Volpi
As fachadas compostas de portas e janelas representam uma estética comum do interior do Brasil. Usando geometria beirando a abstração, mas com signos conhecidos por todos, seus retângulos e quadrados representavam as fachadas.
As fachadas e casas tinham início a partir da memória de Volpi com reinterpretação da sua memória usando pictografias que se tornaram signos abstratos por não delinear mais a forma das casas.
Usando módulos que se encaixam, mas colocados arbitrariamente.
O uso da tinta têmpera com origem italiana dá uma opacidade e saturação cromática criando tons vibrantes que saltam aos olhos.
Bandeirinhas de Alfredo Volpi
As bandeirinhas de Alfredo Volpi são uma das composições artísticas mais famosas, causando muitas dúvidas dos motivos de serem retratadas.
As formas geométricas das bandeirinhas decoram casas, ruas, fachadas, comércio e locais de evento no período das festas juninas, tão famosas no Brasil.
Na hora de pintar, Volpi afirmava que o seu problema inicial surgia da cor e depois ia repetindo os temas.
As bandeirinhas coloridas criam um efeito aos olhos com explosão cromática traduzindo a brasilidade e o espírito das festas populares de forma magistral, que tanto encantavam o artista.
Madonas de Alfredo Volpi
Com temática religiosa ajudando a retratar a cultura do interior aonde predominava a fé cristã, pintou Madonas: a virgem com o menino Jesus.
Estas imagens eram mais uma retratação história de uma parte da cultura vibrante nacional da iconografia popular das imagens de santos.
Tanto as fachadas, madonas e bandeirinhas mostravam aspectos culturais que influenciaram o artista, que mostravam como objetos e elementos do cotidiano eram transformados em obras de valor consagradas, premiadas e icônicas.
Gostou? Então confira algumas das gravuras de Alfredo Volpi que estão no nosso acervo.