Geraldo de Barros, os móveis e a arte de um dos exploradores e pioneiros da arte brasileira
Geraldo de Barros
Geraldo de Barros, nascido em Chavantes, no interior de São Paulo, foi um artista único e de técnicas múltiplas, que marcou a arte brasileira por sua capacidade de explorar de forma característica e pioneira algumas vertentes das artes plásticas. Sua trajetória pode ser entendida como uma forma de experimentar o novo e por buscar aquilo que ainda não tinha sido expressado anteriormente. Isso o tornou um dos grandes e mais importantes nomes da arte concreta do Brasil.
Inquieto e subversivo, Geraldo de Barros deu seus primeiros passos nas artes plásticas através do exemplo e da experimentação, em 1945, quando frequentou ateliês de renomados artistas da época, como Clóvis Graciano, Colette Pujol e Yoshiya Takaoka. Em um primeiro momento, suas obras seguiam tendências figurativas, mas não demorou muito tempo para caminhar à abstração, principalmente pela influência de outros artistas, e também pela teoria da Gestalt.
Banco em madeira de Geraldo de Barros
A fotografia e a gravura de Geraldo de Barros
Pouco tempo depois de iniciar no meio artístico, em 1946, Geraldo de Barros começou a se encantar pela fotografia e pela gravura, como de costume, através de experimentos que o levariam a criar um estilo próprio, caracterizado pela abstração e pelo feeling. Geraldo dava muita importância à naturalidade de suas obras, por se deixar levar pelos sentimentos e pelo pensamento atrativo, entendendo que se sentisse o que queria ilustrar, a capacidade de tornar aquilo palpável se multiplicaria e sairia para o papel, para as telas, ou para além das lentes de sua câmera. Três anos mais tarde, já realizaria a exposição "Fotoformas" no Museu de Arte de São Paulo, o MASP, por lá, apresentou trabalhos que desafiavam os limites entre a caneta, o papel, as telas e as lentes.
Serigrafia de Geraldo de Barros
A arte concreta, a industrialização e os móveis de Geraldo de Barros
Porém, uma de suas maiores marcas no cenário artístico brasileiro vem a partir dos anos 1950, nessa época, Geraldo de Barros torna-se completamente um artista concreto, e como não poderia ser diferente, busca inovar e explorar meios pelos quais ainda não havia passado. Utilizando materiais da indústria, como a madeira e a fórmica, criou obras de grande porte, sem deixar de lado a geometria muito presente em seus trabalhos. A indústria começou a tomar forma para além dos materiais e suas obras começaram partir para a larga escala, e podemos entender que é a partir daí que os móveis começam a ser explorados por Geraldo de Barros.
Além da pintura, da fotografia, e da gravura, tornou-se um grande designer de móveis, sua ideia era levar produtos de qualidade e funcionais para a população, algo não muito comum na época. Ou os produtos levavam qualidade, ou levavam bons preços, os dois ao mesmo tempo, até então, era inviável. Assim como em obras de outras técnicas, seus móveis também traziam e exploravam a geometria, e os materiais usados vão da madeira ao metal, com uma estética única.
Em 1954, Geraldo cria a Unilabor, uma fábrica de móveis que tem como principal mote a democratização de produtos de qualidade. Além do design diferenciado e da usabilidade dos móveis, Geraldo também inova na gestão da empresa, dividindo os lucros com seus funcionários.
Cadeiras de Geraldo de Barros
A Importância e a Influência de Geraldo de Barros para a arte brasileira
Para a arte brasileira, podemos considerar Geraldo de Barros como um pioneiro, que trouxe uma experimentação de diferenciadas técnicas e de materiais que não eram explorados até o momento, tudo isso de forma única. Isso foi primordial para sua importância para a sequência da história da arte brasileira.
A obra de Geraldo de Barros exerceu uma grande influência sobre a arte brasileira. Sua busca pela abstração e pela geometria inspirou diversos artistas, que passaram a explorar novas linguagens visuais. Além disso, sua preocupação com a relação entre arte e indústria contribuiu para o desenvolvimento da arte concreta no Brasil.
Conjunto de jantar idealizado por Geraldo de Barros
Toda a influência de Geraldo de Barros pode ser entendida através de alguns fatores. Barros trouxe a linguagem concreta ao meio artístico e, com isso, influenciou e instigou outros artistas a criarem novas formas de expressão. Seus trabalhos, através da geometria e da simplicidade da forma, trouxeram o poder de enriquecimento das telas através do pensamento de que o simples também traz valor. Assim como as técnicas, a utilização de materiais como a fórmica e o metal tem o mesmo valor para seu reconhecimento.
Artistas como Lygia Clark e Tunga tem em Geraldo de Barros uma referência, a maneira como ele produziu móveis também influenciou designers brasileiros e de fora do Brasil, principalmente através da ideia de levar a união de qualidade e estética e tornar tudo isso escalável.
Estante da Unilabor, fábrica de móveis de Geraldo de Barros
Geraldo de Barros foi um artista único, visionário e completo, que deixou um importante e indiscutível legado para a arte brasileira, principalmente por explorar linguagens nunca utilizadas no meio. Versátil e transcendente, será sempre lembrado como um dos nomes mais importantes da arte concreta no país, mesmo transitando e passando por inúmeras vertentes da arte.
A Galeria Livia Doblas possui um acervo completo de obras de arte e uma Geraldo de Barros está disponível, clique aqui para vê-la.
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