Gravuras Athos Bulcão reúnem arte e arquitetura do modernismo brasileiro
Athos Bulcão é um nome proeminente em Brasília por conta de seus trabalhos em azulejo, paineis e murais presentes em locais importantes. Neste artigo aprenderá sobre as gravuras de Athos Bulcão e refletem toda a padronagem e trabalho com cores e formas masterizada por Bulcão e aplicadas em projetos arquitetônicos e pode fazer parte de coleções de arte e gallery walls.
Gravuras de Athos Bulcão
As gravuras de Athos Bulcão de arte contemporânea brasileira são uma primazia para quem aprecia trabalhos de arquitetura com expressão e sensibilidade.
Com grande sensibilidade cromática sabia muito bem usar cores, assim como tirar proveito de superfícies diferentes.
Linhas, modulação e campos cromáticos
Usando contornos, relevos e formas geométricas para compor uma abstração de formas para serem encaixadas de forma modular brincando com linhas e campos cromáticos.
Uma das mais famosas foi aplicada na parede da Igreja Nossa Senhora de Fátima e podem ser conferidas em gravuras de Athos Bulcão é o da estrela preta e da pomba branca.
Integração
As formas de pomba e estrela foram colocadas em um fundo de mesma tonalidade azul. Mostra uma alternância rítmica entre as duas cores principais. Estas padronagens quando aplicadas na parede se integram na estrutura sem atrapalhar a composição, seja qual for. Esta era a mágica de Athos Bulcão a integração de suas formas.
A construção abstrata das combinações de formas alternam cores fazendo um contraponto entre figura e fundo. Muitas vezes é usado uma mesma forma sendo repetidas em diferentes fundos.
Desenhos alternados em fundos para criação de figuras
Outra gravura vinda de um projeto arquitetônico é o que está no Brasília Palace Hotel. Um mesmo desenho em forma de arcos abstratos colocados nas bordas se alternam em fundos de cores branco e azul.
Quando colocadas juntas de forma modular criam figuras de plano ativado e formação de figura elíptica.
Estimulam os olhos
Elas estimulam as pessoas com suas permutações que podem ser encaixadas em paredes criando efeitos aos olhos.
Caleidoscópicos a explosões
Na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro está uma composição com dois desenhos metade branco e metade preto. Outro com um terço branco e dois terços em preto com quadrado branco são combinados sem ordem fazendo uma ativação do plano tornando a parede um caleidoscópio que se move conforme se anda e observa.
Este efeito foi bastante explorado na arquitetura e podem ser vistos nas gravuras de Athos Bulcão. Outro projeto famoso é o da Escola Classe de Brasília aonde três tipos de formas aplicadas em azulejos: branco, preto e branco com um terço preto davam um caráter explosivo na parede.
Gravuras únicas e originais
Como as formas eram combinadas sem ordem elas deixavam além da espacialidade marcada, tempos diferentes e caracterizavam as obras como únicas sem fórmula pronta com originalidade e criatividade que não pode ser repetida.
As gravuras de Athos Bulcão adicionam em paredes estes elementos valorizando coleções ou compondo um visual estético com técnicas arquitetônicas consagradas pelo artista e valem a pena conhecer e incluir no acervo.