Gravuras de Fulvio Pennacchi retratam a brasilidade bucólica e espiritual
Fulvio Pennachi foi um artista italiano que fixou residência no Brasil como imigrante aonde fez uma carreira de sucesso estabelecendo uma vida e desenvolvendo suas habilidades artísticas. As gravuras de Fulvio Pennachi são eruditas mostram grande domínio do desenho, das cores e refletem sua estética classista contemporânea com olhar humanista e bucólica. Continue lendo e saiba mais sobre o artista, detalhes de suas composições, retratações e diferenciais.
Gravuras de Fulvio Pennacchi
Com relação espacial e volumétrica criava gravuras, desenhos e pinturas que iam desde paisagens chegando até o figurativo.
Retratava o cotidiano com olhar humano
Com olhar apurado para retratar o cotidiano capturava a essência humana ao retratá-las de forma simples, mas com grande talento.
Cristão e humanista, as gravuras de Fulvio Pennacchi retratam muitas cenas comuns do Brasil, assim como artes religiosas.
O que retratava
Cenas como entardecer, pessoas voltando da colheita, paisagens do cotidiano dos pescadores, praças, pessoas, festas caipiras, igrejas, aldeias, litoral, violeiros, animais, de tradições, da terra, casamentos, celebrações, paisagens rurais, famílias caipiras, iconografia religiosa, santos, de fé, do evangelho com temas bíblicos.
Vida popular e criação divina
A vida encantava o artista e são mote de suas representações artísticas mostrando a vida popular, que era aonde se sentia confortável. Com sua arte fazia alusão a criação divina com grande representação da espiritualidade através da vida comum.
Contemplação e encantamento
A realidade simples, mas em harmonia e sintonia mostrava contemplação e felicidade com grande encantamento. As gravuras de Fulvio Pennacchi são belas no simplório com grande sofisticação de técnicas, levam a uma paz de espírito, um sentimento de familiaridade e conforto.
Significados profundos e olhar poético
A vida espontânea é vista nas obras de Fulvio Pennacchi com muita fraternidade sendo profundas em significados. Seus olhos captaram a brasilidade com grande função social ao retratar a vida das pessoas.
Talento e composições equilibradas para narrativas completas
Suas retratações mostram as pessoas em contentamento e olhar poético levando a reflexões internas. Suas composições são equilibradas e contam uma narrativa mostrando costumes e vivências de sua época mostrando religiosidades, costumes e tradições.
Domínio do desenho
Dominava o desenho usava perspectiva, volume e profundidade. Adicionava muitos detalhes e enriqueciam as cenas. Capturando momentos únicos as imortalizou no tempo sempre com olhos otimistas, mas realistas.
Essência poética
Sem intenções de revoltar ou denunciar, captava uma essência poética da vida como ela é com firmeza de espírito e resiliência.
De forma icônica, simétrica e simbólica as gravuras de Fulvio Pennacchi adicionam a beleza da vida, além de darem grandes contribuições a coleções de artes, gallery walls e a decorações estéticas.
Fulvio Pennacchi foi um artista com formação clássica na Itália em artes, que trabalhou muito em vida no Brasil, tendo sido acolhido e abraçado o país, contribuindo para a cena artística brasileira com reconhecimento e premiações. Fazia gravuras, pinturas, afrescos, esculturas terrosas, cerâmicas, desenhos em papel, deixou um legado para deleite dos apreciadores de arte. Estudioso e com grande bagagem cultural era um artista erudita com grande sensibilidade.