Kazuo Wakabayashi
Kazuo Wakabayashi e sua esposa
Japonês da cidade de Kobe, Kazuo Wakabayashi nasceu no ano de 1931 e foi um dos grandes nomes da arte ligada ao abstracionismo dentro e fora do Brasil. Kazuo começa a se relacionar com a arte por sentir que tinha obrigação de propor alguma forma de linguagem que manifestasse paz para as pessoas e então, ainda jovem, quis iniciar sua formação artística, partindo para os estudos na Escola Técnica de Hikone, em Shiga, ainda no Japão.
Mais tarde, depois de terminar os estudos em Shiga, decide iniciar um curso de arquitetura no qual acaba não se formando, sendo a pintura então o seu foco a partir daquele momento. Até o final da década de 50, Kazuo participa de grupos de pintura, realiza trabalhos de ilustração para revistas e chega a receber prêmios em exposições importantes do Japão.
Sua relação com o Brasil se inicia apenas aos seus 30 anos de idade, quando Wakabayashi chega ao solo canarinho em 1961. Naquele momento, já tinha um trabalho reconhecido no exterior e uma carreira consolidada como artista abstrato, principalmente em seu país natal.
O Brasil de Kazuo Wakabayashi
Quando chega ao Brasil, Kazuo se integra ao Grupo Seibi de Artes Plásticas, principalmente pela influência de suas amigas artistas Manabu Mabe e Tomie Ohtake. Então, nos primeiros anos de sua estadia, participa de exposições, de algumas Bienais de São Paulo e chega a receber alguns prêmios.
Podemos dizer que a partir do momento que fixa sua residência no Brasil, vive um período de implementações de técnicas, de repertórios artísticos e de diferentes formas de se manifestar artisticamente. É aí que o relevo, o contorno e as formas começam a “dar as caras” em suas obras.
A evolução de sua obra
Dentre as características citadas no parágrafo anterior, as que mais evoluíram com sua chegada ao Brasil e com o enriquecimento constante de suas técnicas artísticas com certeza foram a ampliação do uso do relevo e da textura. Algumas obras chegam a parecer tela esculpidas com suas tintas, em outras, o relevo é trabalhado como uma textura constante e regular.
Os trabalhos de colagens também aparecem em suas obras e, mais tarde, seu trabalho com a gravura começa a ser mais constante, o que permitiu que ele pudesse escalar a sua produção, aumentar a finalização de suas obras e, consequentemente, a experimentação de suas técnicas.
Os temas de seu trabalho Até o momento de sua chegada ao Brasil, o trabalho de Kazuo praticamente se resume a obras abstratas, o que com o passar dos anos vai evoluindo. A partir dos anos 70, insere em suas obras figuras humanas e a natureza. Com as colagens, também começam a aparecer muitas figuras da cultura japonesa estampadas em suas obras.
Kazuo Wakabayashi – Serigrafia
Kazuo Wakabayashi faleceu recentemente, em 2021, e suas obras continuarão sendo expostas em importantes encontros artísticos e comercializadas em importantes galerias dentro e fora do Brasil.