Gilvan Samico o artista da Xilogravura Brasileira
Gilvan Samico
Gilvan Samico, pernambucano de Recife, nascido em 1928, é uma das figuras mais importantes e que mais marcaram a arte brasileira, principalmente por suas gravuras, com foco na xilogravura. Por essa técnica, é considerado por muitos historiadores da arte brasileira como o principal nome. Além da técnica, traz a cultura do nordeste e símbolos religiosos para suas obras.
Entendendo um pouco mais sobre sua principal técnica, a xilogravura, podemos entendê-la como uma técnica da gravura pela qual uma imagem é gravada através de uma matriz de madeira, transferindo o que deve ser gravado para o impresso. A xilogravura e Gilvan se encontraram e se complementam, ele soube tirar o melhor da técnica e a técnica não foi a mesma após o seu primeiro trabalho. Foi, principalmente, através dela, que Gilvan Samico trouxe a cultura popular nordestina de forma caricata e até mesmo poética para a história da arte brasileira.
Gilvan Samico - “A Fonte” - Xilogravura
Os primeiros passos de Gilvan Samico e a carreira na arte
Gilvan Samico começou cedo na arte, como um autodidata e através da pintura. Ainda jovem caminha para a gravura, isso acontece principalmente por seus estudos, primeiro quando cria junto com outros artista o Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife e em um segundo momento, através de sua ida a São Paulo, quando, na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna, o MAM, começou a inserir as técnicas de gravura com madeira, com o auxílio de Lívio Abramo.
A partir da inserção desses conhecimentos, Samico passou a utilizar quase que exclusivamente a madeira em suas obras.
Gilvan Samico - “O Urubu de Pedro” - Xilogravura
A xilogravura por meio de Gilvan Samico
A xilogravura e a obras de Gilvan Samico como um todo é marcada por um elevado grau de detalhamento e pela precisão das linhas e traços, o que é de extremo valor em suas gravuras. O artista preferia utilizar a madeira pequiá-marfim para seu trabalho, assim como a impressão em papel japonês, para trazer mais leveza às impressões.
Podemos ver o contraponto da utilização da madeira, um material rústico ao nível de detalhamento presente em suas obras e às temáticas do dia a dia nordestino unido a figuras da cultura popular e religiosa.
Gilvan Samico - “Paisagem com Pavão” - Xilogravura
Os Temas nordestinos de Gilvan Samico
Mesmo que os temas nordestinos tomem conta das obras de Gilvan Samico, elas são marcadas por uma grande diversidade, da cultura popular do cordel, personagens fantásticos, animais e até a exploração de questões existenciais, religiosas e seres bíblicos.
Mais detalhadamente, a literatura do cordel, foi uma grande influência sobre as gravuras de Gilvan Samico. Os versos e as histórias populares podem ser presenciados em suas telas e serviram de base para a criação de muitas de suas xilogravuras. Como falado anteriormente, a religiosidade também foi um tema recorrente em sua obra, com representações de santos, anjos e cenas bíblicas.
Gilvan Samico - “O Triunfo da virtude sobre o Demônio” - Xilogravura
A Influência de Samico para a arte brasileira
O legado e a influência de Gilvan Samico para a sequência da história da arte brasileira é indiscutível. Samico, ao mesmo tempo, valoriza a xilogravura e a cultura popular do nordeste. Além disso, se torna professor e leciona Xilogravura na Universidade Federal da Paraíba, a UFPA.
O pernambucano também integra o Movimento Armorial, que eleva a cultura popular nordestina, principalmente do cordel. Podemos entender que ao retratar e trazer a suas telas a vida e os costumes do povo nordestino, o artista contribuiu de forma única para a preservação da memória e da identidade cultural da região.
Gilvan Samico Renomado Nacional e Internacionalmente
Gilvan Samico foi um mestre da arte e principalmente da xilogravura no Brasil, sua obra foi além e fez com que ele se tornasse um símbolo da cultura popular nordestina. Tecnicamente, sua carreira é irretocável, o que o tornou referência para outros artistas das futuras gerações. Como falamos durante o artigo, os temas pelos quais ele caminhou, como a literatura de cordel, a religiosidade popular e a história do Brasil, criaram um universo estético único, que ainda encanta os admiradores de arte por todo o mundo.
A Galeria Livia Doblas possui em seu acervo, obras incríveis do artista pernambucano, se quiser conferir, clique aqui e não perca nenhum detalhe.
Também fique ligado em histórias e biografias incríveis sobre inúmeros artistas brasileiros e estrangeiros através do Blog da Galeria. Se quiser ficar por dentro de todas as novidades, siga-nos em nossas redes sociais.