Glauco Rodrigues e o Brasil através de suas telas
Glauco Rodrigues
O artista Glauco Otávio Castilhos Rodrigues, ou apenas Glauco Rodrigues, foi um dos nomes que mais influenciaram o cenário da arte no Brasil. Durante o século 20, transitou entre a pintura e a gravura e foi capaz de trazer a cultura brasileira de forma exemplar em seus trabalhos. Podemos considerar, genericamente, que o Brasil esteve entre suas temáticas desde a figuração até o abstrato, passando por influências da pop-art e através dessas telas, foi se tornando um dos mais expressivos artistas brasileiros.
Além das temáticas e das técnicas e do o estilo de Glauco Rodrigues é extremamente característico e próprio, as cores e os elementos que refletem o Brasil e a tropicalidade de nossas telas são capazes de tornar os trabalhos de Glauco de fácil identificação.
Neste artigo do Blog da Galeria Livia Doblas traremos tudo sobre a carreira do artista gaúcho.
Os primeiros passos de Glauco Rodrigues na Arte
Gaúcho nascido em Bagé, Glauco Rodrigues deu seus primeiros passos no meio artístico de forma autodidata. Os aprendizados iniciam em 1945, como dissemos, sozinho, mas não para por aí, quatro anos mais tarde parte para o Rio de Janeiro, onde na ENBA, a Escola Nacional de Belas Artes, estudou pintura por três meses com o pintor carioca José Moraes, algo que foi permitido por uma bolsa de estudos que recebeu da Prefeitura de Bagé.
Outro fato que marcou o início de sua carreira foi a fundação do Clube de Gravura de Bagé, logo um ano depois de sua passagem pelas terras cariocas, ao lado de Glênio Bianchetti e Danúbio Gonçalves teve sua primeira participação em um clube para aprimoramento de uma das técnicas que mais trariam frutos para o restante de sua carreira. Isso é comprovado já que logo no ano seguinte, integrou o Clube de Gravura de Porto Alegre, capital de seu estado. Clube este que foi criado por Carlos Scliar e Vasco Prado.
O caminho de Glauco da abstração à figuração
Ao final dos anos de 1950, Glauco Rodrigues se torna, praticamente, um artista da abstração. Esse fato se dá principalmente por sua estadia na Itália, onde aumenta e muito a produção de obras abstratas. Porém a abstração não caminharia sozinha por muito tempo, após sua volta ao Brasil, acaba deixando de lado as abstrações que fazia em Roma, e conduz sua arte de forma figurativa, dando preferência à criticidade de suas obras, e caminhando com a influência da pop art.
Como dissemos nos parágrafos anteriores, Glauco Rodrigues talvez seja um dos artistas que mais soube trabalhar e trazer através de suas telas os elementos da cultura brasileira. Anos mais tarde após sua volta da Itália, outros elementos começaram a ser implantados pelo artista, principalmente com a migração de sua obra para o figurativo, a partir dos anos 1970 então, figuras da bíblia e paisagens brasileiras junto a figuras culturais da região sul do país começaram a ser mais vistos em suas gravuras e suas pinturas.
Glauco Rodrigues - Mate Amargo
Importantes obras e gravuras de Glauco Rodrigues
Uma das técnicas que Glauco Rodrigues mais soube trabalhar, possivelmente por ter começado o aprendizado logo no início da carreira, é a gravura. Podemos analisar que obras nas quais Glauco utilizou a técnica possuem imagens extremamente detalhadas, com traços sutis e cores bem impressas. Aqui vão algumas obras que trazem o Brasil através das telas de Rodrigues, além disso, elas representam bem a qualidade das gravuras de Glauco Rodrigues, tanto em técnica quanto em estética:
-
Terra Brasilis de 1970
-
Carta de Pero Vaz de Caminha de 1971
-
No País do Carnaval de 1982
-
Sete Vícios Capitais de 1985
Glauco Rodrigues - Terra Brasilis
Influências e inspirações para a carreira de Glauco Rodrigues
Ao longo de sua carreira, o artista Glauco Rodrigues acabou tendo vivências e experiência em inúmeras vertentes artísticas, por isso, vários nomes inspiraram a sua trajetória, Oswald de Andrade foi um desses nomes, inspirando uma de suas obras mais icônicas “Terra Brasilis”, tudo isso através de sua antropofagia cultural.
A pop art também influenciou e muito, principalmente do meio para o fim de sua carreira, essa influência pode ser notada principalmente pela maneira que abordou a cor e o contraste entre cores características do movimento.
Glauco Rodrigues - obra com influência da pop art
O Legado deixado por Glauco Rodrigues
Toda a carreira de Glauco Rodrigues acabou deixando um legado artístico único para a arte brasileira, Desde as técnicas até as temáticas populares e reflexivas de seu trabalho acabaram por representar o ambiente do Brasil, e levar a importância do nosso país para o exterior, hoje, podemos ter a comprovação de que seu trabalho elevou a arte brasileira, pois além dos importantes prêmios que recebeu, como Golfinho de Ouro de Artes Plásticas do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Prêmio Ministério da Cultura Cândido Portinari, sua obra continua a ser exposta, admirada e vendida em importantes galerias ao redor do Brasil e do exterior.
Exposição de Glauco Rodrigues no Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Se gostou de saber sobre a carreira desse que foi um dos nomes que mais levaram e elevaram o Brasil através de suas telas, clique aqui para ver tudo sobre Glauco Rodrigues na Galeria Livia Doblas.
Além disso, para não perder nenhuma novidade sobre esse e sobre outros importantes nomes da arte brasileira, acompanhe o nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais.