Gravuras de Luiz Hermano: formas geométricas orgânicas que refletem a vida
Neste artigo conheça mais sobre as gravuras de Luiz Hermano com sua construção e influências para se aprofundar em um dos artistas contemporâneos brasileiros de relevância. Suas obras dão pontos de vista cinéticos e fazem refletir. Confira.
Gravuras de Luiz Hermano
As gravuras de Luiz Hermano surgiram no começo de uma vocação natural quando o artista aprendeu a arte de gravura em metal de forma autodidata enquanto estudava filosofia para depois ter uma formação formal com Carlos Martins em 1946.
Se inspirando no universo de cultura popular e do cordel, Luiz Hermano usava técnicas artesanais para dar início a seus trabalhos explorando possibilidades artísticas que se expandiam.
Desafios e desdobramentos das formas geométricas
Com o decorrer de sua evolução artística passou a desafiar formas geométricas, além de adicionar movimento e fluidez.
Geometria orgânica
De forma orgânica ele organiza as formas geométricas com repetição e expansão. Desafiando limites para criar obras únicas.
Visão cinética das formas
O artista transporta para as suas gravuras aonde as pessoas poderão observar várias formas conforme o ponto de vista de forma cinética.
Da racionalização para a subjetividade
Ao usar estas formas geométricas em suas gravuras, Luiz Hermano mostra que antes da racionalização matemática estas formas já estavam presentes na natureza inspirando uma reflexão filosófica.
Segundo Luiz Hermano as formas geométricas indicam um raciocínio lógico sendo base. Deles se desdobram e se juntam para formar outras figuras. Em uma delas partiu da forma de trapézios para resultar em criações novas.
Algumas das gravuras também foram transportadas para estruturas de metal a exemplo da série de 2017 chamada Teoremas como a série Perfis de 2011 a 2013.
A série Perfis tinha inspiração em canteiros de obras e observação dos materiais utilizados.
Entre pensamento, sincronia, meditação
Segundo Luiz Hermano contou para a revista Bravo de 2021, suas criações partem de um estado meditativo aonde existe sincronia entre pensamento e a ação. Usa seu imaginário com influências futuristas inspirado por uma sensação de paz e plenitude.
Mundos imaginários e materialização
Imaginando mundos que não existem e um lado poeta seus trabalhos são vivos. De dentro de sua cabeça surgem desenhos e das mãos elas se transportam com linhas para serem transformadas em esculturas com fios de arame e depois são feitas gravuras.
Esta materialização da sua criatividade invade espaços. Elas vão se expandindo e se desdobrando entre várias outras criando formas e trabalhos derivados mostrando uma expansão.
Refletem a vida
Elas se autoalimentam e se transformam refletindo a vida e sua grandiosidade. O artista experimenta e não se limita criando formas e mais formas com inúmeras possibilidades de geometria articulada.
De um mesmo desenho ele vai tecendo e tecendo. Levando as técnicas de artesanato para um lado conceitual. Usando diferentes materiais ele ainda usa técnicas manuais imprimindo sua energia dando vida.
As gravuras de Luiz Hermano são únicas por conta de seu processo com obras criativas e artesanais que adicionam a coleções de arte um valor imensurável. Vale a pena conhecer e ter no acervo.