Maria Helena Andrés: A artista que transforma tapeçarias em obras de arte

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 20:20:06 America/Sao_Paulo

Maria Helena Andrés

Maria Helena Andrés

Podemos dizer que temos uma artista centenária, e ela é a mineira Maria Helena Andrés, que se destacou principalmente pela sua técnica única de tapeçaria.

Inovadora, autêntica, que consolidou sua reputação como uma das grandes mestras da tapeçaria no país. Não à toa, pois o seu trabalho não se limita ao uso tradicional do tecido, mas sim transforma esses materiais em peças que parecem pinturas.

Por isso, sua longevidade no cenário artístico é um reflexo da dedicação e da paixão pela arte que sempre a guiou. Então, que tal conhecer mais sobre essa ilustre artista e história? Continue lendo este artigo da Galeria Livia Doblas

A Carreira longeva e admirável de Maria Helena Andrés

Autorretrato Maria Helena Andrés - 1944

Autorretrato Maria Helena Andrés - 1944

Maria Helena Andrés é uma verdadeira multiartista. Ao longo de sua carreira, ela se aventurou em diversas linguagens e formas de expressão, destacando-se também como pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, escritora e professora. 

Tudo começou quando Maria Helena estudou pintura com Carlos Chambelland no Rio de Janeiro, entre 1940 e 1944. Ela, uma aluna muito dedicada, terminou seus estudos e logo iniciou outro curso com Guignard e Edith Behring na Escola do Parque, em Belo Horizonte, entre 1944 e 1947.

Com tanto empenho e conhecimento adquirido, em 1950, começou a lecionar pintura e desenho na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, onde, mais tarde, integrou o corpo diretivo por alguns anos.

Sempre em busca de mais aprendizado, em 1961, voltou aos estudos, desta vez na Arts Students League of New York, onde foi aluna de Theodorus Stamos.

E nos anos 60, uma novidade surgiu em sua carreira: Maria Helena começou a colaborar com os jornais Diário de Minas e Estado de Minas, escrevendo sobre arte.

E podemos concluir que ela se encontrou nessa atividade, pois passou dedicou à escrita, publicando dois livros logo no início: Vivência e Arte (1965) e Os Caminhos da Arte (1977). Com uma visão profunda e sensível sobre arte e vida, Maria Helena traduziu suas emoções e reflexões em palavras, tornando-se uma escritora notável.

Mas a escrita não a afastou da pintura e tapeçaria. Pelo contrário, continuou a se dedicar, expor e participar de eventos artísticos, sempre evoluindo e consolidando a carreira de artista que conhecemos hoje. Além disso, as gravuras de Maria Helena Andrés também ganharam muito destaque em sua carreira.

E por falar em sua arte, que tal falarmos sobre as características dela?

Características das obras de Maria Helena Andrés

Maria Helena Andrés - Serigrafia

Maria Helena Andrés - Serigrafia


O trabalho de Maria Helena Andrés evoluiu ao longo de seus estudos, convivências, pesquisas e desenvolvimento. Nos anos 1950, ela rompe com a figuração lírica, direcionando-se à arte concreta, um movimento do qual foi precursora em Minas Gerais.

Com o tempo, a artista entra em contato com o expressionismo abstrato, uma experiência que provoca uma transformação significativa em sua produção.

Já nos projetos para tapeçaria, Maria Helena explora aspectos da linguagem pictórica na modalidade têxtil, combinando cores e texturas nos pontos, criando um novo universo visual.

Ou seja, a sua arte mostra uma fusão entre o clássico e o contemporâneo, preservando a tradição enquanto reinventa formas e conceitos.

Maria Helena Andrés - Serigrafia 4

Maria Helena Andrés - Serigrafia 4

Mas o que mais podemos notar é a arte abstrata em suas gravuras, caracterizada por uma combinação de técnica refinada, cores vibrantes e formas geométricas. 

Suas obras em geral e as gravuras de Maria Helena Andrés apresentam texturas que criam um jogo de luzes e sombras, permitindo que o espectador se perca na complexidade visual.

Assim, a artista domina com maestria esses estilos, criando uma impressão poderosa e encantadora, com uma arte que tem o poder de envolver e encantar o público.

E falando em maestria, não podemos deixar de destacar a tapeçaria de Maria Helena Andrés, então, vamos explorar mais sobre ela? 

A Tapeçaria de Maria Helena Andrés

Tapeçaria de Maria Helena Andrés - “Barqueiros do rio São Francisco”

Tapeçaria de Maria Helena Andrés - “Barqueiros do rio São Francisco”

Como mencionamos anteriormente, uma das características mais fascinantes de Maria Helena Andrés é sua capacidade de transformar a tapeçaria em uma forma de pintura. 

Suas obras rompem com a concepção tradicional de tapeçaria, e são vistas como decoração.

Cada peça é criada com um cuidado técnico impecável, onde cada trançado e linha se torna parte de uma composição refinada, quase como quadros feitos de fios.

 Sua tapeçaria não é apenas um trabalho manual, mas uma verdadeira exploração de formas e cores, em que linhas e pontos se transformam em uma narrativa visual envolvente.

A riqueza de detalhes e a precisão técnica fazem dessa tapeçaria um verdadeiro prazer para os olhos, e é impossível não se admirar pela perfeição de seus traços. 

Criar algo assim só mesmo uma artista realmente excepcional, não é?! Por isso, Maria Helena Andrés tem esse legado inigualável.

O legado de Maria Helena Andrés

Maria Helena Andrés - Serigrafia 2

Maria Helena Andrés - Serigrafia 2

Ao longo de sua carreira, Maria Helena Andrés demonstrou uma admirável capacidade de reinvenção e uma constante busca por inovação. 

Sua longevidade no cenário artístico é uma inspiração para artistas e apreciadores de arte, uma verdadeira lição de perseverança, criatividade e excelência técnica. 

Especialmente com sua arte abstrata e tapeçaria, vemos a transformação de traços e bordados em perfeição, o que explica sua carreira tão brilhante e duradoura. Por aqui, admiramos sua arte e sua história, e se você quiser conhecer algumas obras da artista, o nosso acervo digital tem delas. Clique aqui e confira!

Além disso, se você gosta de leituras sobre arte e artistas, o nosso blog tem muitos conteúdos. Dê uma olhadinha para muito conhecimento e ótimo entretenimento. E fique ligado nas nossas redes sociais, as novidades aparecem lá!