O que é e como é feita uma Litogravura?

terça-feira, 14 de janeiro de 2025 19:54:01 America/Sao_Paulo

Exemplo de Matriz de Litogravura

Exemplo de Litogravura 

Você sabe o que é a litogravura? Em um acervo de arte, além da variedade de cores e estilos, diferentes técnicas também são encontradas, com a litogravura, por ser uma técnica explorada por diversos artistas, não é diferente. Também conhecida como litografia, essa técnica se destaca por sua precisão e capacidade de padronização e escala, e é sobre ela que vamos falar hoje, aqui, no Blog da Galeria Livia Doblas.

Qual a origem da Litogravura?

Alois Senefelder - Inventor da Litogravura

Alois Senefelder - Inventor da Litogravura

A técnica da Litogravura surgiu no final do século XVIII, em 1796, desenvolvida pelo alemão Alois Senefelder. Inicialmente, ele procurava uma nova maneira de imprimir suas peças, e descobriu que a tinta poderia ser repelida por áreas tratadas com água em pedras calcárias. 

Esse método revolucionou a impressão, pois era mais barato e rápido do que as técnicas tradicionais, como a xilogravura e a gravura em metal.

 Com o tempo, a litogravura se tornou uma importante ferramenta para artistas, permitindo edições limitadas e um alto grau de refinamento na criação de obras. Assim, ela se firmou não apenas como um processo de impressão, mas como uma forma de expressão artística.

Qual o processo de criação de uma Litogravura?

Envolve um processo meticuloso e preciso, onde o artista começa desenhando com materiais oleosos sobre uma superfície de pedra ou chapa metálica. Em seguida, a chapa passa por um tratamento químico que fixa a tinta nas áreas desenhadas, preparando a superfície para a impressão. 

Pedra de calcária para uma matriz de litogravura

Pedra de calcária para uma matriz de litogravura

A tinta é então aplicada e transferida para o papel, gerando cópias da obra original. As litogravuras são produzidas em edições limitadas, garantindo a exclusividade e autenticidade de cada peça. Esse processo, que exige habilidade e cuidado, resulta em obras de altíssima qualidade gráfica e rica textura, admiradas por sua detalhada execução.

 

A Litografia no Brasil

Quando a litogravura se popularizou na Europa, chegou até Portugal e, com a vinda dos portugueses ao Brasil, a técnica foi trazida para o país. 

Por aqui, a litogravura, ou litografia ganhou força especialmente durante o Modernismo, e artistas como Oswald de Andrade FilhoAlfredo Volpi passaram foram alguns dos nomes que a adotaram como modo de fazer suas artes. 

Litogravura “Figuras na Praia - Oswald de Andrade Filho

Litogravura “Figuras na Praia - Oswald de Andrade Filho

A técnica se consolidou como uma das favoritas entre os artistas brasileiros, que a usaram para transmitir suas expressões. 

Litografia “Escudo e Arco” - Alfredo Volpi

Litografia “Escudo e Arco” - Alfredo Volpi

 

Litogravura no mercado da Arte

As litogravuras possuem uma demanda especial no mercado de arte devido à sua exclusividade. Carregam o valor histórico de um processo artístico, o que as torna muito mais valiosas em comparação com impressões digitais ou offset.

Então, são vários os motivos que mostram o porque vale a pena garantir uma litografia em sua coleção. Claro que a primeira razão é que cada peça é única, com a assinatura do artista e a garantia de uma edição limitada.

Mas além disso, é garantia de qualidade, em que o processo de impressão resulta em detalhes e texturas que se destacam.

E há muito valor cultural, pois essas artes carregam um forte conteúdo histórico.

A litogravura vai além de ser uma simples técnica de impressão: é uma forma de experimentação artística. Adquirir uma litografia é sempre uma experiência única.

 Em nosso acervo digital, você pode encontrar diversas opções para contemplar e apreciar. Clique aqui e confira!

E você, já conhecia a história desse método de impressão? Em nossos próximos conteúdos, vamos abordar outras técnicas. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!