O que é o Neoconcretismo: tudo que você precisa saber sobre o movimento
Amilcar de Castro e uma de suas esculturas
Hoje, no Blog da Galeria Livia Doblas, entenderemos tudo sobre o Neoconcretismo. Este que foi um dos mais importantes movimentos da história da arte brasileira, capaz de revolucionar a maneira como a arte vinha sendo tratada até então.
O Neoconcretismo veio como uma resposta e como uma ruptura ao movimento do Concretismo. A subjetividade e o uso da sensibilidade como algo primordial para a produção artística são a base do movimento neoconcreto, que foi capaz de influenciar gerações de artistas até os dias de hoje, o que tornou a sua criação como um marco que ainda traz legado e eleva a maneira como tratamos o meio artístico atual dentro e fora do Brasil.
O que é a arte e o movimento neoconcreto?
O Neoconcretismo veio para ser o grande contraponto ao rigor e ao “modo quadrado de ser” do Concretismo. De um lado, os concretistas viam a arte como algo objetivo e baseado em princípios e cálculos matemáticos. Do outro lado, os neoconcretistas enxergavam que a arte funcionava como a natureza, de forma orgânica, através da sensibilidade de quem a vê e principalmente de quem a produz.
Por isso, o Neoconcretismo surge com a ideia de tornar cada vez mais a obra em um organismo vivo, onde o espectador acaba por fazer parte da arte, não apenas a visuliza e admira, o toque e o sentimento, começam então a ser, também, arte.
Como veremos mais profundamente no decorrer do artigo, o marco inicial do movimento é o manifesto neoconcreto, que foi publicado em 1959 e teve a assinatura de renovamos artistas, como: Ferreira Gullar, Lygia Clark, Lygia Pape, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis.
A partir do manifesto, o movimento teve a capacidade de modificar a forma como a arte brasileira e internacional caminhavam até o momento Além disso, abriu as portas para novos tipos de arte, novas técnicas e um caminho com experimentação livre, onde o novo era importante, assim como a interatividade. Desta maneira, a arte neoconcreta se destaca e rompe com a forma estática da arte concreta, tudo isso com o objetivo da criação de novas possibilidades de expressão artística.
Lygia Pape - Experimentações com Arte e Vida
A origem do Neoconcretismo
O Neoconcretismo surgiu precisamente em 1959, tendo como marco inicial o Manifesto Neoconcreto, que foi publicado em 1959 no Jornal do Brasil. Tal manifesto seria um dos maiores documentos, se não o maior, da história da arte brasileira, e, a partir da sua publicação, o cenário artístico nunca mais seria o mesmo.
Assinado por importantes artistas e críticos de arte da época como Ferreira Gullar, Lygia Clark, Lygia Pape, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis, o texto tinha como objetivo romper com os conceitos e com a forma rígida do Concretismo. Para os criadores do manifesto, a arte não poderia ser reduzida a um objeto feito através de cálculos e de forma fria, muitas vezes com um olhar pragmático e comercial.
A Escola Bauhaus era a mãe do movimento Concreto e via a arte como uma forma objetiva de expressão, o geométrico presente nas obras era baseado em regras, cálculos, matemáticas e lógicas. Como contraponto, os artistas do Neoconcretismo viam que essa maneira de pensar acabava tornando a arte e a expressão como algo excessivamente mecânico e impessoal, e por fim, tirava a proximidade das pessoas até a arte.
Importantes artistas Neoconcretos
Lygia Clark
Lygia Clark é uma das figuras mais importantes do movimento e trouxe obras “vivas” e interativas. Sua série "Bichos", talvez seja o melhor exemplo de sua inovação. Nela, a artista trazia esculturas articuláveis com as quais o público poderia mexer e mudar suas formas.
Obra da Série Bichos de Lygia Clark
Lygia Pape
Lygia Pape teve uma carreira completa, explorou diversas facetas da arte, do cinema à gravura. O "Livro da Criação" é uma de suas obras mais reconhecidas e também é um exemplo de obra interativa, trazendo a raíz do neoconcretismo à sua produção.
Lygia Pape - O "Livro da Criação"
Hélio Oiticica
Hélio Oiticica também criou obras que romperam com a distancia entre espectador e arte. Grandes exemplos são a série “Bilaterais e Relevos Espaciais”.
Hélio Oiticica - Núcleo
Amilcar de Castro
Conhecido pela maneira única pela qual manipulou grandes obras em metal, Amilcar de Castro trouxe obras que desafiaram o espaço e a maneira como o público a admira ao redor do ambiente na qual a obra é situada.
Amilcar de Castro - Litografia 4
Ferreira Gullar
Poeta, artista e crítico de arte, Ferreira Gullar foi um dos teóricos fundamentais do Neoconcretismo. Sem ele, a parte mais marcante do movimento não surgiria, o Manifesto Neoconcreto.
Ferreira Gullar - Serigrafia 8
Características e curiosidades do Neoconcretismo
O Neoconcretismo trouxe novas maneiras de pensar e de criar dentro da produção artística:
- Valorização da subjetividade: ao contrário da forma quadrada do movimento concreto, os neoconcretistas viam a arte como um reflexo da sensibilidade do artista.
- Arte como organismo vivo: inúmeras obras neoconcretas traziam uma integração entre a arte e o espectador tornando a produção como um ser vivo e mutável.
- Exploração de novas técnicas e materiais: os artistas do movimento davam extrema importância para a experimentação, tanto para gravuras, quanto para a criação de esculturas interativas e até mesmo obras interativas.
- Influência para novas gerações: O Neoconcretismo teve a capacidade de influenciar diversos movimentos que vieram após o seu surgimento, como a arte conceitual e a arte interativa.
- Documento histórico: O Manifesto Neoconcreto foi um dos documentos mais importantes da arte brasileira, já que ele mudou o caminho do que se via até então no cenário artístico.
- Reconhecimento e importância para as obras: Hoje, obras neoconcretas estão expostas em diversos museus dentro e fora do Brasil.
Além das curiosidades, o Neoconcretismo representou muito para o que podemos analisar do cenário artístico nacional como um todo, ele veio em um momento crucial para a arte brasileira, trouxe novas formas de arte e fugiu do comum, tudo isso em uma época onde as técnicas ainda vinham crescendo quase que lentamente, e onde havia muito pouca inovação. Tudo isso abriu caminho para muito do que os artistas contemporâneos trazem como inovação, principalmente com as novas formas de interação com a arte.
Os artistas neoconcretos, sem nenhuma dúvida, deixaram um legado ímpar, tornaram da arte uma experiência, e hoje, ainda são espelhos para quem quer fazer arte dentro e fora do Brasil.
Com isso, podemos entender o Neoconcretismo como um dos movimentos mais importantes da história da arte brasileira.
Se gostou de ver um pouco mais sobre este que é um dos movimentos mais marcantes da história da arte brasileira, clique nos links do artigo e veja cada um dos detalhes de artistas que marcaram história dentro desse tema.
Além disso, siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para não perder nada que traremos sobre o mundo da arte.