Op-art: tudo o que você precisa saber sobre o ilusionismo óptico
O op-art é uma expressão artística com características únicas que ajudam a ter obras que ganham movimentos e profundidade causando uma ilusão de ótica impressionante. Continue lendo e saiba mais.
Op-art
Op-art é caracterizado por uso de técnica que usa a ilusão de ótica para criar um ilusionismo de peças impressas. O uso é de p&b, preto em branco ou de cores que se contrastam e se opõem.
Qual o objetivo da Op Art
Mostrar para as pessoas que a vida está em contante movimento, assim como acontece com as obras do op-art. Um dos objetivos é causar diferentes sensações, de acordo com o ângulo que estiver vendo um quadro que use op-art.
É a inclusão da ciência em obras de arte dando toque moderno.
Principais características da Op Art
Para reconhecer quadros que usem op-art é só conferir algumas características que são obrigatórias para criar resultados.
As obras devem ter um efeito tridimensional usando expressionismo abstrato usando formas e linhas geométricas que criam efeitos ópticos com tons fortes que causem um contraste visual.
Desta forma, a pessoa que observar a obra possuirá uma postura participante, pois dependendo do ângulo se tem um movimento e ilusão diferente.
São empregados cromáticas ou acromáticas de alto contraste, com uso de espaço negativo e positivo.
Quando surge a Op Art?
Surgiu na década de 60 de forma paralela nos Estados Unidos e Europa com vários artistas representantes com Victor Vasarely sendo um dos principais.
Outros nomes renomados e reconhecidos são Richard Anuszkiewics, Jeffrey Steele, Brigdet Riley e Larry Poons.
Eles estavam interessados em criar arte que mexesse com as percepções e criar efeitos visuais com muito resultado conceitual e experimental da junção da arte com ciência.
Preto e branco em oposição e justaoposição
O preto e branco em oposição causa contrastes na visão criando ilusões dinâmicas com expressão abstrata. É ambíguo e contraditório.
Com linhas, formas geométricas colocadas de forma estratégica criará efeitos tridimensionais que podem ganhar movimentos circulares.
Além da perspectiva ilusória, também é possível criar uma tensão cromática. Será possível ver vibrações ou pulsões, por exemplo.
Iluminação interativa
Também é possível alterar movimentos ou criar certos tipos de impressões ao usar iluminações diferentes que criem sombras e feixes.
Arte sendo experienciada
Vasarely costumava dizer que a experiência da presença de uma obra de arte é mais importante que tentar entendê-la.
A op-art cria exatamente isso, uma experiência que não precisa estar atrelada a interpretações do observador.
Dicas para quem pretende comprar uma op-art
Como a obra interage, conforme a iluminação com nossas respostas perceptivas, pense nestes fatores na hora de escolher sua obra de op-art.
Teste alguns pontos de iluminação que possam interagir com a obra e diferentes tons e nuances para criar diferentes efeitos.
Dependendo da op-art pode criar uma sensação de profundidade, sendo excelente escolha para sensação de amplitude em espaços pequenos.
O quadro op-art pode criar efeitos interessantes e adicionar um clima de modernidade em espaços, pois possui influência com a ciência e tecnologia.
A obra também pode ser colocada em conjunto com esculturas ou fazer parte ativa de um todo.