Regina Silveira: entenda o significado de quatro obras marcantes

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023 08:58:00 America/Sao_Paulo

 

Do pensamento crítico as obras de cunho filosófico e político, Regina Silveira, acadêmica e artista contemporânea, é um dos principais nomes brasileiros a se projetar internacionalmente com seu trabalho. Entenda quatro obras importantes de sua carreira.

1. To Be Continued

Esta é uma das obras que mais receberam projeção internacional. É composta por recortes de fotos publicadas em revistas turísticas, de embaixada e da mídia tradicional, de imagens estereotipadas da América Latina.

Estes recortes foram colocados como peças de quebra-cabeça encaixáveis, que não compõem uma ordem ou imagem única.

Regina Silveira coloca em suas criações, críticas políticas denunciando ou colocando a luz reflexões profundas. Ela fala sobre apropriação de elementos de diversas culturas diferentes sendo colocadas em logos de empresas, ilustrando matérias, fazendo parte de propagandas, etc.

Estas imagens e símbolos acabam formando uma imagem pobre, preconceituosa de diferentes povos que compões os países da América Latina.

Estas imagens projetam a imagem internacional dos países latinos, interferindo na sua compreensão e interpretação dos povos e países compostos de diferentes fragmentos, assim como costuma ser a visão de turistas da Europa e América do Norte em relação a América Latina.

A artista explicou em uma entrevista a revista online de arte contemporânea Berlin Art Link, que o nome da obra To Be Continued (A continuar) representa que ela não acaba ali, assim como as telenovelas e seriados. Foi a primeira obra que ela usou impressão digital, composta de 110 peças de 40 x 50 cm cada.

2. Brazilian Birds

Brazilian Birds (Pássaros brasileiros) representa uma forte crítica ao desmatamento permitido na Amazônia para a construção de uma estrada no período da ditadura chamada transamazônica, com influência direta de políticos e militares na década 70.

A artista pegou uma imagem de um cartão-postal turístico e usando linhas mostrou a trajetória de voo de urubus. Segundo Regina Silveira, as linhas mostram trajetórias de voos usando correntes de ar tiradas de uma revista científica Scientific American.

Já a imagem do cartão-postal fazia parte da série Brazil Today de 1977. A ideia era associar a ave de sobrevoando a transamazônica, símbolo de dominação.

3. Plugged

Plugged reúnem três fotogravuras usando placas de metal para produzir uma imagem. De forma simbólica, Regina brinca com jogo de luz em sombra para fazer uma crítica em relação a dominação e poder.

A luz é símbolo de conhecimento na sociedade moderna. Uma das fotogravuras mostra uma sombra de mão acendendo um interruptor mostrando que o poder está nas mãos de poucos e o impacto que isso tem.

Usada como metáfora para mostrar como as pessoas que controlam o poder agem pelas sombras. Outra imagem mostra uma mão com os dedos enfiados na tomada mostrando a suposta carga de energia luminosa que ela receberá.

Já a silhueta da mão com a lâmpada apagada representa a luz, fazendo uma contraposição a seu significado oculto.

4. Executive Destructers

Executive Destructers (Executivos Destrutivos) faz parte de uma série lançada nos anos 70 e 80 que usa linhas geométricas que colocam as pessoas em perspectivas para denunciar estruturas de poder.