Tomie Ohtake: a Carreira, a Obra e o Legado de uma artista por excelência

quinta-feira, 28 de novembro de 2024 20:36:57 America/Sao_Paulo

Tomie Ohtake

Tomie Ohtake

Tomie Ohtake sem dúvidas é um dos nomes mais lembrados da história da arte brasileira, deixou um legado único, inigualável, marcado por uma forma ímpar de utilizar as formas e as cores, além de se expressar artisticamente através de uma característica inconfundível. Nascida no Japão, Tomie Ohtake se difundiu no meio artístico no Brasil. Em um período onde muitos japoneses migraram com a finalidade de trabalhar em fazendas e em plantações, já que o Japão não vivia suas melhores épocas.

Por aqui, Tomie foi responsável por mudar o cenário artístico nacional até então visto, se transformando em uma das personalidades mais lembradas quando o assunto é arte. Neste artigo, traremos inúmeros fatos sobre sua carreira, o legado que trouxe para meio artístico e, claro, os detalhes de suas técnicas e de sua obra, que passou por algumas facetas, desde a pintura, até a gravura e a escultura, o que a torna uma artista excelente, no significado mais simples da palavra.

Óleo sobre tela de 1959 de Tomie Ohtake

Óleo sobre tela de 1959 de Tomie Ohtake

 

A Chegada de Tomie Ohtake ao Brasil

Ao contrário da maior parte dos japoneses que aterrissaram em solo brasileiro, Tomie Ohtake não iniciou sua trajetória profissional no campo, nas fazendas, nem em plantações, afinal, sua estadia seria curta, visitaria um irmão e voltaria para o Japão, mas seus planos foram impedidos pelo seu irmão que temia a participação do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Pouco tempo depois de sua chegada, se casaria com um engenheiro brasileiro e desabrocharia profissionalmente o seu lado mais sensacional, o artístico, trazendo o legado da cultura brasileira e a unindo ao meio cultural brasileiro. 

Uma das partes mais importantes para sua inserção no meio artístico se deu com a sua integração a um grupo artístico com outros importantes nomes da arte nipo-brasileira, como Manabu Mabe

​​

Tomie Ohtake - Lito Pin - Litografia

Tomie Ohtake - Lito Pin - Litografia

 

A Início da trajetória profissional artística de Tomie Ohtake

Mesmo chegando ao Brasil aos 23 anos, Ohtake daria seus primeiros passos na arte como profissional apenas entre 38 e 39 anos, passando por 15 anos onde se dedicou profissionalmente única e exclusivamente aos cuidados domésticos. Porém, não demorou até que seus trabalhos ganhassem o gosto do público e fossem observados como algo inovador em relação à época.

 

A Obra de Tomie Ohtake

Antes de ingressar no meio como profissional, Tomie Ohtake teve outro importante mentor: Keisuke Sugano, que teve grande influência para que ela tivesse gosto pela arte, incentivando seu aprendizado e suas primeiras obras, que tinham quase todas o figurativo como temática principal. 

Daí em diante, podemos observar que a obra de Tomie Ohtake é marcada por uma grande diversidade de técnicas e temas. Seus trabalhos e suas obras vão desde pinturas e gravuras até grandes esculturas, sempre com sua característica inconfundível.

Tomie Ohtake - Lito Ver - Litografia

Tomie Ohtake - Lito Ver - Litografia

As pinturas e as gravuras de Tomie Ohtake têm algo em comum: as cores vibrantes e as formas orgânicas e não geométricas estão muito presentes, se unindo e criando composições. Além disso, através da gravura, Tomie Ohtake se mostrou completa e com uma técnica refinada, utilizando materiais de forma a tirar o máximo de cada um deles e compreendendo sua utilização com grande maestria, trazendo muita qualidade e padrão às suas impressões.

Observando as esculturas de Tomie Ohtake, podemos verificar a presença de formas sinuosas, que trazem movimento e, em muitas, o ar cultural japonês. As obras trazem o espectador para sua proximidade, e se apresentam de forma única. Tecnicamente, Tomie Ohtake também se mostrou tecnicamente refinada, utilizando materiais complexos, como o bronze e o aço, criando, muitas vezes, obras de grande porte, em vias e espaços públicos e impactantes visualmente.

 

Tomie Ohtake e diversas obras de sua autoria

Tomie Ohtake e diversas obras de sua autoria

 

Tomie Ohtake e seu legado para a história da arte brasileira

Podemos entender a obra de Tomie Ohtake como a união da cultura japonesa com a brasileira, assim como a de muitos outros artistas nipo-brasileiro, porém, Tomie fez isso de forma única. Os símbolos presentes em suas obras se remetem às suas origens e, ao mesmo tempo, a cultura de seu povo e o que ela soube implementar em si mesmo com a vida no Brasil.

Além do Brasil, o trabalho de Tomie Ohtake é reconhecido internacionalmente. Suas pinturas, gravuras e esculturas fazem parte de importantes coleções, são expostas constantemente em importantes exposições, ou abrigadas em grandes centros.

Além de sua produção artística, a artista contribuiu para o desenvolvimento da arte no Brasil, apoiando novos talentos e promovendo a cultura. Um grande exemplo é a inauguração do Instituto Tomie Ohtake, em 2001, um centro cultural que abriga grande parte da obra da artista e traz ao público diversas atividades artísticas e educativas. O instituto é um ponto de referência para a arte contemporânea em São Paulo e no Brasil.

“Curitiba” - Escultura de Tomie Ohtake na Capital Paranaense

“Curitiba” - Escultura de Tomie Ohtake na Capital Paranaense

A técnica e a utilização de materiais de Tomie Ohtake

Tomie Ohtake foi, sem sombra de dúvidas, uma artista multifacetada. Isso pode ser facilmente identificado quando olhamos para a diversidade de técnicas e de materiais que ela utilizou durante sua carreira. A pintura a óleo, a gravura em madeira, a litografia e a escultura em diferentes tipos de metal são o grande exemplo de que seu trabalho se divide em importâncias equivalentes entre a técnica e o lado cultural.

A escolha dos materiais e das técnicas era sempre determinada pela intenção artística e pela busca por novas formas de expressão. A artista experimentou com diferentes combinações de cores, texturas e formas, buscando criar obras que fossem ao mesmo tempo belas e carregadas de sentimento e culturalidade.

Escultura de 20 toneladas de Tomie Ohtake no Aeroporto de Guarulhos

Escultura de 20 toneladas de Tomie Ohtake no Aeroporto de Guarulhos

Se gostou de conhecer mais sobre a carreira de uma das maiores artistas da história da arte brasileira, fique sempre ligado no Blog da Galeria Livia Doblas e em todas as nossas redes sociais.

Se quiser ver mais obras de Tomie Ohtake, clique aqui e veja todas as obras da artista que estão no acervo da galeria.