Vamos falar sobre a tão curiosa Arte Abstrata?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025 20:01:54 America/Sao_Paulo

Alfredo Volpi - Composição Concreta

Alfredo Volpi - Composição Concreta - Litografia

Toda arte é uma forma de expressão, mas a arte abstrata se destaca por abrir espaço para a liberdade de ideias, sentimentos e criatividade do artista. 

Muitos a veem como composições inusitadas – e, de fato, podem ser. Porém, é justamente nessa singularidade que ela se torna sempre única. Cada artista, cada momento, cada abordagem traz algo mais autêntico do que tudo… Mas afinal, o que é arte abstrata? 

Vamos explorar essa expressão artística neste artigo da Galeria Livia Doblas.

O que é Arte Abstrata?

Tomie Othake - Lito ver

Tomie Othake - Lito ver - Litografia

A arte abstrata, também conhecida como arte não figurativa, é um movimento artístico que foge do comum, ou seja, nada de representação literal do mundo.

Ao contrário da arte clássica, que busca retratar figuras realistas, a arte abstrata utiliza formas, cores e texturas para evocar emoções, ideias e conceitos, sem representar um objeto ou cena de maneira identificável. E essa é a sua grande beleza: permite que cada espectador tenha sua própria leitura, refletindo e admirando a obra de diferentes formas.

Por isso, além de simbolizar liberdade criativa e romper com as convenções artísticas tradicionais, a arte abstrata também é conhecida como a arte da interpretação.

Mas você já se perguntou como ela surgiu, evoluiu e conquistou admiradores ao longo do tempo? Essa é uma curiosidade fascinante, e vamos explorá-la a seguir.

A história da Arte Abstrata

Kenji Fukuda - Serigrafia 6 Abstrata

Kenji Fukuda - Serigrafia 6 Abstrata

O conceito de arte abstrata nasceu com uma ligação das vanguardas européias das décadas de 1910 e 1920, que se opuseram à tentativa de reproduzir tudo de maneira realista. 

Além disso, era como um reflexo das transformações da sociedade moderna, incluindo as inovações científicas e tecnológicas, além das mudanças sociopolíticas.

Nesse movimento, a decomposição das figuras, a simplificação das formas, o uso ousado das cores, a eliminação da perspectiva tradicional e a renúncia às técnicas convencionais de luz e sombra se destacaram. 

E então, passaram a entender que a arte não precisava imitar a natureza, ilustrar pessoas, mas sim transmitir as sensações e interpretações do artista. Tudo podia ser expressado: ideias, protestos, sentimentos…E, assim, a arte abstrata foi ganhando seu espaço e transformando o mundo da arte.

Passou a ser incorporada na obra de diversos artistas e movimentos, consolidando-se, a partir da década de 1930, como um dos principais pilares da arte no século XX.

Entre os pioneiros desse estilo, destacam-se nomes como Wassily Kandinsky, Piet Mondrian e Kazimir Malevich. 

No Brasil, a arte abstrata também encontrou seu espaço e se tornou parte importante da história da arte moderna, com artistas que traduziram sua visão única do mundo por meio da abstração, cores e formas.Então, vamos falar sobre alguns deles?

Artistas Brasileiros Famosos na Arte Abstrata

Tomie Ohtake

Tomie Othake - Lito pin

É nascida no Japão, mas Tomie Ohtake veio cedo para o Brasil, onde sua carreira nasceu e se consolidou, sendo por isso considerada uma artista brasileira. 

Então, não poderíamos deixar de mencioná-la, afinal, ela está entre as principais representantes do abstracionismo. Suas obras, que exploram formas geométricas e cores vibrantes, combinam a inspiração oriental com o modernismo ocidental, expressando-se em gravuras, pinturas e esculturas que influenciaram profundamente o cenário da arte abstrata no Brasil.

 

Hércules Barsotti

Hércules Barsotti - PB6

Hércules Barsotti - PB6

Hércules Barsotti foi um importante artista do movimento concretista e um dos grandes nomes da arte abstrata no Brasil. Em sua arte, vemos muitas formas geométricas minimalistas e uma estética impressionante. Assim, observamos composições que brincam com a percepção visual, como uma boa arte abstrata. 

Alfredo Volpi

Alfredo Volpi - Velas e Mastro II

Alfredo Volpi - Velas e Mastro II

O mestre das cores usou as formas para criar composições de grande força visual e beleza. Na década de 1950, sua arte passou a incorporar o abstracionismo geométrico, refletindo uma evolução marcante em seu trabalho.

Por que a Arte Abstrata ganhou o seu espaço?

Carlos Furtado - Azulejos Portugueses 8

Carlos Furtado - Azulejos Portugueses 8

 

A arte abstrata é uma experimentação e a expressão de ideias e emoções de maneiras únicas, sendo uma experiência tanto para o artista quanto para o espectador.

Ela rompe barreiras e convida o observador a interpretar a obra de forma pessoal e subjetiva. Através das cores, formas e texturas, cada peça se torna uma experiência sensorial e emocional.

Além disso, a arte abstrata é sinônimo de destaque—capaz de transformar ambientes e encantar em qualquer contexto.

Portanto, é sim representativa, mas de forma singular e expressiva, capturando o que vai além dos nossos olhos. É um estímulo à interpretação, mais do que um estilo artístico.

Por aqui, amamos essa forma de arte, admiramos seus artistas e tudo o que pode nos surpreender. 

E você, é fã do abstracionismo? Na Galeria Livia Doblas, você encontra gravuras abstratas incríveis de grandes nomes. Clique aqui para conferir nosso acervo digital!

E se você gosta desse tipo de conteúdo, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para explorar histórias, obras, gravuras e muitas outras novidades!