Amilcar de Castro: a história e as obras do artista brasileiro

quinta-feira, 31 de outubro de 2024 19:48:02 America/Sao_Paulo

Amilcar de Castro

 

O artista brasileiro e mineiro Amilcar de Castro é um dos grandes nomes da escultura na história da arte do Brasil. 

O Advogado Amilcar de Castro

Filho de um juiz, Amilcar deu seus primeiros passos profissionais seguindo os passos de seu pai. A vivência de sua infância e adolescência, o fez admirar o caminho do seu progenitor o que o instigou a iniciar o curso de Direito no qual se formou. Assim se deu o início de sua vida profissional, como advogado, porém, não se adaptou a profissão, Amilcar de Castro se viu com pouca paciência pela advocacia e decidiu reavaliar seu caminho profissional.

 

Amilcar de Castro 4  - Litografia

Amilcar de Castro 4  - Litografia

 

Seu caminho na arte é iniciado através dos ensinamentos de Alberto Da Veiga Guignard com quem Amilcar aprendeu a desenhar ainda durante o curso de Direito. Esse fato é extremamente curioso para os críticos de arte, já que Guignard trouxe para a história da arte obras com teor muito mais realista, com traços bem mais leves e delicados, Amilcar, com o passar do anos, apresentou algo muito mais pesado, abstrato, com formas e traços marcados e rústicos.

Eles, portanto, ficaram muito mais próximos na ideologia, na forma de pensar e no perfeccionismo de seus trabalhos do que na semelhança de suas obras.

 

As obras e vasto repertório de Amilcar de Castro

Apesar de deixar sua formação acadêmica de lado, para ele, a justiça não foi esquecida completamente, já que considerava a arte uma demonstração de justiça, sem ela não haveria arte. Por isso, o que é mais nítido no seu modo de viver e que automaticamente é refletido em suas obras, a forma direta de pensar, falar, se manifestar, agir e de sentimento que suas obras trazem.

Um dos trabalhos mais interessantes de Amilcar de Castro foi a construção da identidade e da diagramação do Jornal do Brasil. Instigado pela mandatária do jornal, Amilcar idealizou um projeto a frente de seu tempo, trazendo mais leveza, fluidez e ao mesmo tempo seriedade para o periódico.

 

Gravura e Escultura de Amilcar de Castro

Gravura e Escultura de Amilcar de Castro

Amilcar de Castro também foi um dos participantes do Manifesto Neoconcreto que, segundo ele, funcionou muito mais para entender e tornar mais claras as obras de arte brasileiras. De opinião forte, o Manifesto Neoconcreto teve muito mais importância que a Semana de Arte Moderna de São Paulo.

 

O Desenhista Amilcar de Castro

Amílcar se considerava um desenhista por essência. Para ele, o pintor observa e traduz o mundo pela cor, já ele, organiza suas obras pela linha e pela forma, por isso se auto declarava um desenhista,  um gráfico, um construtor de ideias através da junção desses elementos.

Suas obras podem ser observadas como extremamente organizadas e sensíveis, algo que, segundo seu olhar crítico, faltou no dia a dia dos brasileiros, principalmente para quem comandava o nosso país. Amilcar considerava o Brasil como um país que, com o passar do tempo, foi sendo jogado fora, um local cheio de riquezas, mas que não foi observado com inteligência para que fosse “bem aproveitado”.

Exposição "Matéria e Luz" de Amilcar de Castro em Minas Gerais
Exposição "Matéria e Luz" com Esculturas e Gravuras de Amilcar de Castro em Minas Gerais

O Escultor Amilcar de Castro

Em 1953, na Bienal de São Paulo, Amilcar de Castro apresentou a primeira de uma que seria uma de suas maiores marcas na arte, as Esculturas Dobradas. Após isso, apresentou uma série de esculturas que davam sequência à apresentada na Bienal.

As suas esculturas também trazem o seu gosto pelo trabalho com o metal, que para ele “eram doces”, algo fácil de trabalhar, sem mistério. Esse gosto pelo ferro também traduz um pouco mais de sua personalidade direta. Talvez, o ferro seja um dos materiais mais simples e comuns, todos já viram, todos tem algo produzido através dele, todos conhecem sua textura e o que sentem ao tocar.

 

Esculturas em ferro de Amilcar de Castro

Esculturas em ferro de Amilcar de Castro

 

Com várias obras ao ar livre, Amilcar de Castro considera que a ferrugem e o desgaste do ferro fazem parte da sua idealização da obra e mantê-los por lá faz parte de sua vontade. Algo como a utilização da tinta que interromperia a ação do tempo, não é algo que o interessa, pelo contrário, ver o tempo agir sobre sobre suas esculturas era o desejado.

Ao final de sua carreira, as obras grandiosas deram lugar ao pequeno, produzindo uma série de jóias baseadas em suas esculturas.

A Galeria Livia Doblas possui um vasto acervo de obras de diversos artistas de renome nacional e internacional, como Amilcar de Castro, com inúmeras opções para quem deseja ter em casa uma das obras de um dos maiores desenhistas da História da Arte do Brasil.

Conferir as obras de Amilcar de Castro disponíveis na Galeria.

Gostou e não quer perder nada sobre inúmeros artistas? Fique atento ao Blog e às Redes Sociais da Galeria Livia Doblas e não perca nenhuma novidade.